Turma do C-Ap-GAnfE/2021

O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) realizou, no dia 9 de julho, a cerimônia de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Guerra Anfíbia e Expedicionária (C-Ap-GAnfE/2021). A formatura contou com a presença do Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, que presenteou o primeiro colocado e congratulou os 21 Oficiais formandos.

O C-Ap-GAnfE é composto por disciplinas como Operações Terrestres Ofensivas, Operações Terrestres Defensivas e Operações Anfíbias. O curso tem como propósito habilitar os Oficiais Fuzileiros Navais por meio da atualização e ampliação dos conhecimentos doutrinários para o exercício das funções operativas de Comandantes de Subunidade/Companhia de Infantaria de Fuzileiros Navais.

O curso foi desenvolvido em duas fases: na primeira, foram ministrados os conteúdos necessários para o desempenho das funções de Comandante de Companhia de Fuzileiros Navais, composto por aulas teóricas e práticas, desenvolvida por meio de Exercícios no Terreno; na segunda fase, ocorrida na organização militar de destino do Oficial-Aluno na forma de um Estágio de Aplicação, foi realizada observação e avaliação das ações operativas desenvolvidas, consolidando o aperfeiçoamento do militar.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui