A Internet das Coisas (IoT), um avanço tecnológico que conecta dispositivos cotidianos à internet, está no centro da última edição do Projeto Sementes de Futuro em Defesa. Esta edição, focada na linha de pesquisa “TIC Internet das Coisas”, tem como objetivo destacar as incertezas, vulnerabilidades e implicações da implementação da IoT, especialmente no que diz respeito à segurança e defesa nacional. Além disso, considera as ramificações desta tecnologia para a sociedade como um todo, levando em conta as particularidades do ambiente cibernético.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

imagem 2023 08 02 155903438
Clique para fazer o download

A Linha de Pesquisa “TIC Internet das Coisas”

Dentro da área de Pesquisa Internet das Coisas (IoT), existem diversas subtemáticas que abordam diferentes aspectos da tecnologia e suas aplicações. Algumas delas incluem arquitetura e redes de IoT, segurança e privacidade, sensores e dispositivos inteligentes, processamento de dados em tempo real, machine learning e análise de dados, energia e sustentabilidade, aplicações específicas, integração com outras tecnologias, padrões e interoperabilidade, aspectos sociais e éticos, principais atores e políticas de conectividade.

Devido à abrangência dessa área, que está em constante evolução, o Grupo de Pesquisa, composto por Marcelo Barros, Monah M P Carneiro, Gabriella Nichols e sob a observação do Prof. Dr. Lourival Moreira, tem como objetivo principal acompanhar os sinais de futuro e a evolução das subtemáticas identificadas. Esse grupo está empenhado em manter o constante acompanhamento da área e tecnologia, buscando compreender as tendências emergentes e contribuir para o avanço do conhecimento em IoT.

O Projeto Sementes de Futuro em Defesa

O Projeto Sementes de Futuro em Defesa é um produto digital semanal desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN). É parte integrante do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA), contribuindo com importantes insights e pesquisas na área de defesa. A iniciativa se destaca por iluminar aspectos significativos do ambiente de segurança e defesa, trazendo discussões atualizadas e relevantes para a sociedade e para os responsáveis pela formulação de políticas de defesa.

Impactos da IoT na Segurança e Defesa

A implementação generalizada da Internet das Coisas traz consigo uma série de implicações significativas para a segurança e defesa. A conexão de uma vasta gama de dispositivos à internet pode oferecer novas oportunidades para a defesa nacional, mas também apresenta riscos e vulnerabilidades potenciais. Esta edição do Projeto Sementes de Futuro em Defesa busca analisar esses riscos e oportunidades, fornecendo um olhar crítico sobre a interação entre a IoT e as questões de defesa.

Implicações da IoT para a Sociedade como um Todo

Além de suas implicações para a segurança e defesa, a IoT também tem ramificações para a sociedade como um todo. A conexão de um número cada vez maior de dispositivos à internet pode ter impactos significativos em vários aspectos da vida cotidiana, desde a eficiência energética até a segurança pessoal. Compreender essas implicações é fundamental para maximizar os benefícios da IoT enquanto se mitigam os riscos potenciais.

Baixar (TIC-IoT-Vol.3-Nº20)