O Navio-Patrulha (NPa) “Macau”, vinculado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), realizou uma ação exemplar entre os dias 6 e 8 de julho, durante a Patrulha Naval ao norte do Cabo Calcanhar, no litoral do Ceará. A missão resultou no apresamento da embarcação “Eclipse LS”, sublinhando o papel crucial da Marinha na proteção das águas jurisdicionais brasileiras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cooperação Interagências em Ação

Essa operação bem-sucedida, além da tripulação do NPa “Macau”, contou com a participação de mergulhadores do ComGptPatNavNE, militares do Corpo de Fuzileiros Navais e integrantes da Polícia Federal. A ação é resultado da troca de informações entre agências estrangeiras, a Polícia Federal e o Comando do 3° Distrito Naval, demonstrando a importância da cooperação interagências.

A Inspeção e Encaminhamento da Embarcação Apresada

imagem 2023 07 21 082858103

Depois de inspecionada, a embarcação “Eclipse LS” foi notificada e conduzida à cidade de Natal, onde foi entregue à autoridade marítima. Este procedimento realça a capacidade da Marinha de fazer cumprir as leis e regulamentos em águas brasileiras, na Plataforma Continental e em alto mar, em conformidade com os tratados, convenções e atos internacionais ratificados pelo Brasil.

A Importância da Operação para a Segurança Marítima

Este caso é um exemplo concreto de como a efetiva cooperação interagências pode aumentar a segurança marítima, mantendo as nossas águas livres de atividades ilegais e reforçando o cumprimento de leis e regulamentos. Esta operação é um marco importante para a Marinha do Brasil, enfatizando a sua prontidão, eficácia e compromisso com a segurança e soberania nacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).