O Navio-Patrulha “Guaratuba”, subordinado ao Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGptPatNavL), realizou, entre os dias 20 e 29 de março, ações de patrulhamento, inspeção e patrulha naval em todo o litoral de Sergipe, em apoio à Operação Ágata.

A ação teve como objetivo principal a salvaguarda da vida humana no mar, além da verificação das condições e documentação das embarcações e seus condutores. A operação contou com a participação de dois inspetores navais da Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE), que prestaram apoio nas ações de inspeção naval.

A Operação Ágata faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), organizado pelo Ministério da Defesa, e tem como objetivo fortalecer as medidas de controle, fiscalização e repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, ampliando a presença do Estado na região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com a presença do Navio-Patrulha “Guaratuba” e dos inspetores navais da CPSE, a operação reforça a atuação da Marinha do Brasil em Sergipe, contribuindo para a segurança da navegação e para o cumprimento das leis e regulamentos que regem as atividades marítimas na região.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).