A equipe de wrestling de Cuba, uma das melhores do mundo, juntamente com a equipe de wrestling do Brasil, estão realizando a preparação final para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A seleção cubana é comandada por Raul Trujillo, considerado o melhor treinador do estilo greco-romano no mundo, e conta com o atual campeão olímpico e mundial Luis Orta (categoria 67kg), Gabriel Rosillo, campeão mundial na categoria 97kg, Oscar Pino (categoria 130kg), quatro vezes medalhista em mundiais, e outros três atletas com grande relevância no cenário internacional.

Por sua vez, a seleção brasileira é composta por dez atletas, sendo cinco deles integrantes do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM):
– Terceiro-Sargento Giullia Penalber – categoria 57kg;
– Terceiro Sargento Laís Nunes – categoria 62kg;
– Terceiro Sargento Calebe Correa – Greco-Romano categoria 67kg;
– Terceiro Sargento Joilson Júnior – Greco-Romano categoria 77kg; e
– Terceiro Sargento Igor Queiroz – Greco-Romano categoria 97kg.

“Poucas equipes no mundo tiveram a chance de treinar com a seleção cubana completa, concentrada e perto de uma competição tão importante. Tenho certeza que a preparação será importante para os lutadores que vão para os Jogos Pan-Americanos e também para os jovens que vão participar do treinamento”, explicou Flávio Cabral Neves, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling.

A competição de wrestling nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 será realizada no período de 1 a 4 de novembro de 2023.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).