Eduardo Prisco Paraiso Ramos (à direita) em visita ao compartimento de ensino à navegação

Dentre os eventos previstos na XXXV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, o Navio-Escola (NE) “Brasil” atracou, no dia 21 de outubro, no Porto de Koper, na Eslovênia. O navio foi recebido pelo Embaixador do Brasil no país, Eduardo Prisco Paraiso Ramos, que proferiu palavras aos Oficiais e aos Guardas-Marinha (GM).

No dia seguinte, o Comandante do NE “Brasil”, Capitão de Mar e Guerra Marcelo do Nascimento Marcelino, acompanhado da comitiva da Embaixada brasileira, incluindo o Embaixador, realizou visitas protocolares a 430th Naval Division e ao Prefeito de Koper, Ales Brzan, a fim de estreitar laços com a nação amiga. Em seguida, a imprensa local esteve a bordo do navio e entrevistou o Comandante e alguns GM, na companhia do Adido de Defesa e Aeronáutico na Itália e Eslovênia, Coronel Aviador André Luiz Alves Ferreira.

Por fim, os Guardas-Marinha da turma Capitão-Mor “Jerônimo de Albuquerque” conheceram o Maritime Operational Center, responsável por controlar o tráfego marítimo do país e o Military History Park, museu e centro turístico localizado em um antigo complexo de quartéis no município de Pivka, que, por meio de exposições, proporciona aos visitantes um conhecimento mais aprofundado sobre a história da Eslovênia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).