CFMG realiza palestra para alunos do Colégio Naval

Durante os dias 19 e 21 de julho, a Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) abriu suas portas para cinco estudantes do Colégio Naval (CN). O propósito da visita era dar aos alunos um olhar mais amplo sobre as atividades da Marinha do Brasil (MB) no estado de Minas Gerais. O Capitão dos Portos de Minas Gerais deu as boas-vindas aos visitantes, conduzindo uma palestra intitulada “A Marinha do Brasil e sua presença nos Mares de Minas”. Durante a apresentação, foram abordados os programas estratégicos da Força e a presença quase centenária da MB no estado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Imersão Cultural e Histórica

No dia seguinte, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar seu conhecimento histórico visitando o Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB), localizado em Belo Horizonte. Mais tarde, eles visitaram a Lagoa dos Ingleses, no município de Nova Lima. Ali, os alunos puderam apreciar o Monumento de Tamandaré e participar de uma atividade de vela no Clube Minas Náutico, experiência que certamente enriqueceu seu entendimento da cultura naval.

Atividade de Inspeção Naval

imagem 2023 08 04 061249287

No último dia da visita, os alunos do CN tiveram uma experiência prática com a realização de uma atividade de Inspeção Naval (IN) na Represa de Carmo do Cajuru, juntamente com a equipe da CFMG. Esta atividade, situada no polo da Grande BH, proporcionou a eles uma visão de primeira mão das responsabilidades e deveres diários da Marinha.

Um Momento Histórico

No meio dos visitantes, uma figura se destacou: a presença da primeira mulher mineira a ingressar nos quadros do CN. Sendo a mais jovem a iniciar a carreira militar no CN, sua presença foi um momento significativo tanto para ela quanto para a instituição.

A visita dos alunos do CN à Capitania Fluvial de Minas Gerais foi uma oportunidade para eles vivenciarem a realidade da Marinha do Brasil em ação, longe da costa, mas ainda desempenhando um papel crucial na manutenção da soberania e segurança do país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).