Pela primeira vez, o Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) e a Base Aérea de Canoas (BACO) realizaram, ainda neste segundo semestre, no hangar do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, o evento “Asas pela Inclusão”. A atividade institucional é voltada às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, assistidos pelas Associações especializadas da cidade de Canoas.

O projeto contou com apoio da Prefeitura do Município, da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAERS), Associação Pestalozzi de Canoas e a Convenção Nacional das Igrejas Pentecostais (COMDIP).

i2292713272806972A iniciativa teve por finalidade apresentar as atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira (FAB), desenvolver potencialidades por meio de atividades motoras, promover a socialização e a troca de experiências de caráter pedagógico e de inclusão social. Além disso, proporcionou aos deficientes o intercâmbio social, a vivência dos aspectos positivos da inclusão e o fortalecimento de valores sociais e militares, diversas oficinas recreativas, atendimento hospitalar e educação de saúde, promovida pelo Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de ver a exposição de equipamentos militares e a demonstração operacional dos Cães de Guerra e da Equipe de Contra-incêndio da Base. A exposição estática contou com aeronaves F-5M, do Esquadrão Pampa; o P-95 Bandeirulha, Esquadrão Phoenix; o C-95M Bandeirante e o C-98 Caravan, do Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA); e de equipamentos do Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE).

i2292713273905055

O evento também contou com a participação do Exército Brasileiro na exposição do Blindado URUTU, viatura Marruá e motocicleta de escolta. O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas, além de 100 militares da Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO).

“Nós estamos muito felizes por poder colaborar com o ‘Asas pela Inclusão’, uma oportunidade de promover a socialização e inclusão na sociedade. E ver a alegria e a realização dessas pessoas é o nosso objetivo. Agradeço à Base Aérea pela iniciativa tão brilhante”, comentou o Presidente da FEAPES.

Fotos: Soldado Felipe Mattos / ACS BACO

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).