Santa Catarina - Chuvas: após 2ª morte, Santa Catarina decreta fechamento de barragens. Resgate na cidade de Tubarão. Foto: CBMSC

Santa Catarina enfrenta um dos períodos mais críticos de sua história recente. Com 132 municípios afetados pelas intensas chuvas que caem desde a última semana, a situação é de alerta. Segundo a Defesa Civil, até o momento, 67 municípios já declararam situação de emergência. Infelizmente, duas vidas foram perdidas em Rio do Oeste e Palmeira devido às adversidades climáticas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Rios em Alerta

O Alto Vale do Itajaí registrou uma marca histórica, com o rio atingindo 12,11 metros acima de seu nível normal. A cidade de Taió, já afetada por inundações, sofreu ainda mais com a enchente do rio, especialmente no último domingo. Em Blumenau, o rio Itajaí-Açu alcançou um pico de 10,18 metros, mas já apresenta sinais de recuo. A situação é monitorada de perto pelas autoridades, que trabalham incansavelmente para garantir a segurança da população.

Resgate e Assistência

A situação em Taió se agravou devido ao aumento da vazão das chuvas na bacia do Rio Itajaí-Açu. Diante disso, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina intensificou suas operações na cidade, focando principalmente na retirada de famílias das áreas de risco. Desde a última terça-feira (3), os bombeiros atenderam 701 ocorrências relacionadas às chuvas em 115 municípios do estado. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza, destacou o envio de reforços e aeronaves para auxiliar nos resgates.

Rodovias e Infraestrutura

As chuvas também afetaram a mobilidade no estado. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade divulgaram pontos de interdição em rodovias federais e estaduais. Além disso, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) alertou sobre problemas no abastecimento de água em Concórdia.

Previsão e Recomendações

Apesar da melhora no tempo nesta segunda-feira, a meteorologia da Defesa Civil indica o retorno de chuvas volumosas nas próximas quarta (11) e quinta-feiras (12). O geólogo da Defesa Civil, Mattheus Klein Flach, alertou para o risco de deslizamentos em várias regiões do estado e recomendou atenção aos sinais de risco.

Ações Futuras

O governo de Santa Catarina, em conjunto com órgãos federais, está mobilizado para minimizar os impactos das chuvas e auxiliar na reconstrução das áreas afetadas. O diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, coronel Cesar de Assunção Nunes, ressaltou a importância de retomar a normalidade e já está em diálogo com o governo federal para definir as próximas ações.

Com info da Agencia Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).