Nesta sexta-feira (25), o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) comemorou 12 anos de existência, consolidando a interoperabilidade entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira. A cerimônia comemorativa, presidida pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ocorreu no auditório principal da Escola Superior de Defesa (ESD).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

0a831e46-0b15-4dd2-acfa-747a9e7359c8.jpeg

Este ano foram homenageadas 96 personalidades com a Medalha Mérito EMCFA, além de nove instituições militares. A condecoração contempla militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham prestado serviços relevantes ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

b6489d41-0f82-40f3-be58-247aa6d75e93.jpeg

O Chefe da Pasta assinalou, durante discurso, sua alegria em presidir a solenidade. “É uma honra participar do aperfeiçoamento contínuo das ações do EMCFA, seja por meio de projetos ou de políticas que asseguram a soberania e a democracia do País. Defesa é um dever de todos”, destacou o Ministro.

f2fe6e87-205d-4d8d-80c0-fe41a520a79e.jpeg

Aniversário – Durante a cerimônia, o Chefe do EMCFA, General de Exército Laerte de Souza Santos, também parabenizou todos os presentes pela comemoração do aniversário do Estado-Maior Conjunto. “São 12 anos de criação e excelência na unificação das Forças Armadas. Destaco nosso esforço contínuo na elaboração e no planejamento conjunto das ações das Forças Singulares, que, cada vez mais, atuam com maior sinergia nas operações”, sublinhou.

5a789a65-cd4e-4d28-8103-d7a051497e15.jpeg

Estiveram presentes, também, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes; o Chefe de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Chefe de Operações Conjuntas do EMCFA, General de Exército José Eduardo Pereira; o Chefe de Assuntos Estratégicos do EMCFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; o Chefe de Logística e Mobilização do EMCFA, Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes; e o Comandante da Escola Superior de Defesa, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos.

Sobre o EMCFA – Criado em 25 de agosto de 2010, é o órgão da Defesa responsável pelo planejamento estratégico e pelo planejamento do emprego conjunto das Forças Naval, Terrestre e Aérea brasileiras. Assim sendo, o EMCFA assessora o Ministro da Defesa em assuntos como políticas e estratégias militares de defesa; articulação e equipamento das Forças Armadas; e acompanhamento dos setores estratégicos nuclear, cibernético e espacial; entre outros.

Por Carolina Militão
Fotos: Hamilton Garcia e Antônio Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).