A XV Assembleia Anual da Associação Latino-Americana de Centros de Treinamento para Operações de Paz (ALCOPAZ), organizada pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), foi realizada em Salvador, Bahia. O evento, com o tema central “Mulheres em Operações de Paz”, contou com exposições destacadas dos membros da ALCOPAZ, incluindo o Coronel VAZ, Comandante do CCOPAB, e o Capitão HENRIQUE, instrutor do CCOPAB, que coordenou o Curso Regional de Gestão Ambiental em Operações de Paz.

Reconhecimento e Premiação

Durante a cerimônia de encerramento, foram homenageados com a Medalha “Mérito pela Paz” o Coronel VAZ, o Coronel Veterano MOLETA, a Tenente-Coronel CHRISTIANE LIMA, o Capitão HENRIQUE e o 1° Sargento CASTRO, reconhecendo suas contribuições significativas à ALCOPAZ e às operações de paz.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Transição da Presidência Pro Tempore para o Chile

Snapinsta.app 407852587 18002763731253031 4212231629816622270 n 1080

O evento foi marcado pela assinatura formal da Ata da Assembleia pelos membros plenos da ALCOPAZ e pela passagem simbólica da presidência pro tempore da Associação do Brasil para o Chile. O Contra-Almirante STEWART, Subchefe de Operações Internacionais do Ministério da Defesa do Brasil, transferiu a presidência para o Contra-Almirante JUAN MARÍN, Diretor de Operações do Estado-Maior do Chile, simbolizando a continuidade e cooperação entre os países membros.

Destaque para a Atuação do CCOPAB

O CCOPAB desempenhou um papel central no sucesso da Assembleia, refletindo o comprometimento do Brasil com as operações de paz e a importância da inclusão das mulheres e da sustentabilidade ambiental nessas missões.

Foco na Cooperação Internacional e Desenvolvimento

A Assembleia Anual da ALCOPAZ ressaltou a importância da cooperação internacional e do desenvolvimento de capacidades em operações de paz, reforçando o papel dos países latino-americanos neste contexto global.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).