No dia 14 de fevereiro de 2022, a Seção de Liderança e História Militar, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), realizou a abertura da disciplina de História Militar. Na oportunidade, os oficiais-alunos dos Cursos de Comando e Estado-Maior (CCEM) e do Curso de Direção para Engenheiros Militares (CDEM) tomaram ciência de como o estudo da história militar será desenvolvido em 2022. Foi destacada a importância da História Militar para o oficial do Exército e também a relevância do Arquivo Histórico do Exército (AHEx) no estudo desta matéria.

O Diretor do AHEx, Coronel David da Silva Mezavila, apresentou as características e trabalhos realizados, destacando o rico acervo de fontes primárias sobre a história da Força Terrestre Brasileira, disponível para utilização nas pesquisas científicas realizadas pelos discentes da ECEME. Em seguidas, os oficiais-instrutores da Seção de Liderança e História Militar destacaram que a história militar fornece lições sobre liderança militar e permite a compreensão da evolução da doutrina militar, assim como fornece subsídios de apoio à decisão, que podem impactar no êxito de uma operação militar.

Durante todo o evento, foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a pandemia Covid-19, como a higienização na entrada, o distanciamento entre os participantes e a utilização de máscaras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: ECEME

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).