Nesta segunda-feira (02/01), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a cerimônia de imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) no Grau Grã-Cruz, ao Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro Filho. A solenidade foi presidida pelo até então Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i231217542401708

Em suas palavras, o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro agradeceu à FAB e lembrou com carinho de seu pai, oferecendo à ele a homenagem recebida. “Se eu tivesse que escolher para começar o dia como Ministro da Defesa seria exatamente desta forma. Tenho com a FAB e com todos que fazem a Força Aérea Brasileira uma relação fraterna, um trabalho conjunto há muitos anos.

i231217542901314

Quero aprender com os senhores o que sabem do país, e trazer para os senhores o que sei da política. Estou muito honrado do meu primeiro ato ser essa condecoração que recebo da Aeronáutica, estou começando meu dia prestando uma homenagem também ao meu pai, muito obrigado por essa significativa e grandiosa homenagem, que para os olhos de muitos pode parecer pequena, mas no coração dos sensíveis é muito grande”, concluiu.

i231217542501579O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou a importância em entregar a Comenda. “Essa é uma solenidade muito simples, mas com grande significado. O senhor, ao ser promovido ao último grau como Ministro da Defesa, é promovido ao Grã-Cruz, a Ordem do Mérito Aeronáutico, e motivo de orgulho para todos nós. Ter nesta solenidade a sua primeira atividade fora da posse, fora do MD, para nós da Força Aérea é uma grande honra”, agradeceu.

OMA

A Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica Brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado merecedores de homenagem da nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da nação brasileira; e às Corporações Militares, Nacionais e Estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da nação brasileira e, de modo particular, da Aeronáutica.

Fotos: Sargento Viegas/ CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).