A visita do Ministro da Defesa, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, acompanhado do Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, ao Exercício Conjunto Tápio 2022 aconteceu nesta segunda-feira (29/08), na Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul (MS). A comitiva, também formada por Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e do Alto-Comando da Aeronáutica, além de Comandantes da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), conheceu a estrutura do Exercício, que é considerado um dos maiores treinamentos realizados pela FAB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i2282916522408940As autoridades foram recebidas pelo Comandante da Base Aérea de Campo Grande, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto. A comitiva participou de um briefing referente às missões realizadas no exercício e, ainda, acompanhou uma Demonstração Operacional (DEMOP) de Força-Tarefa de Busca e Salvamento em Combate (FTCSAR), missão que tem o objetivo de recuperar uma pessoa valiosa para o esforço de guerra amigo e impedir uma possível vantagem estratégica ao inimigo. Também estiveram na exposição estática, onde tinham aeronaves de combate, exemplares da Lizard, a bomba guiada a laser que proporciona precisão nos lançamentos, e ainda, conheceram as Células de Cenário e de Avaliação do Desempenho Operacional (CADO), montadas nas barracas do Grupo de Comando e Controle (GCC).

i2282916522203692Na ocasião, o Ministro da Defesa destacou a importância da Tápio, sobretudo pela oportunidade de promover a interação entre as Forças Armadas do Brasil e dos Estados Unidos da América. “É a própria essência do nosso Ministério da Defesa, que busca essa interoperabilidade entre as Forças Armadas do Brasil e, quando possível, com uma nação amiga, que é o que estamos vendo aqui em Campo Grande. Esse Exercício Tápio está em sua quinta edição, com quase mil militares presentes, mais de 30 aeronaves e que, em uma simulação de combate, consegue o adestramento das tropas. Então, é muito importante para o Ministério da Defesa e para as nossas Forças Armadas, ainda mais quando temos uma potência militar como os Estados Unidos da América, que vem integrar com nossas Forças, com ganho doutrinário, de adestramento e de troca de experiências”, destacou o General de Exército Paulo Sérgio. i2282916522505972

Para o Comandante da FAB, mais uma edição da Tápio acontece para proporcionar o desenvolvimento de novas táticas, técnicas e procedimentos. “É também mais uma oportunidade que temos para atuar em um ambiente conjunto, ou seja, das três Forças, mas também combinado com a participação da Guarda Nacional dos Estados Unidos e do Estado de Nova Iorque. Logicamente que, além de um privilégio, trazer aqui autoridades civis e militares para testemunharem esse processo é muito importante para nós e para eles como cidadãos brasileiros”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

i2282917224107483O Comando de Preparo (COMPREP) é quem coordena a Tápio. O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, explicou a relevância da manutenção do treinamento. “Cada vez mais estamos consolidando o Exercício Tápio como fundamental para o desenvolvimento de doutrinas da nossa Força Aérea, nosso Exército Brasileiro, para a Marinha do Brasil e, agora, no contexto de guerra irregular, também com a participação da USAF, que complementa nosso Exercício. Hoje, atingimos um nível de excelência nesse tipo de operação que pode ser usado praticamente em qualquer conflito”, acrescentou.

Sobre a Tápio

i2282917224303383O EXCON Tápio tem como finalidade o amadurecimento e desenvolvimento doutrinário de táticas conjuntas, além do adestramento técnico de Unidades Militares do Comando de Preparo (COMPREP) da FAB, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e de países parceiros, que neste ano conta com a participação de militares da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Tudo isso visando a contribuição para a ordem e a paz mundiais e compromissos internacionais, a garantia da soberania, integridade territorial e defesa patrimonial e a ajuda humanitária e mitigação de efeitos de desastres. Dentre as atividades realizadas na Tápio estão Ataque, Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, Reabastecimento em Voo, Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas e Evacuação Aeromédica.

Fotos: Sargento Müller e Sargento Viegas / CECOMSAER e Soldado Sebalho /BACG

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).