No último sábado (04/03), a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, visitou a base federal instalada no Território Yanomami, em Roraima, acompanhada de uma comitiva que incluía o líder indígena Davi Kopenawa e representantes de órgãos públicos como o Ibama e a Funai. A visita foi realizada a bordo de um helicóptero H-36 Caracal da Força Aérea Brasileira (FAB) e teve como objetivo acompanhar os trabalhos realizados na região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i233417391808601

A Operação Yanomami, que tem a participação das Forças Armadas e de diversos órgãos públicos, está em atuação há 30 dias na região. O Subcomandante do Comando Operacional Conjunto Amazônia, General de Brigada Marcelo Lorenzine Zucco, apresentou o planejamento situacional da operação para a ministra durante o voo.

A Operação Yanomami tem como objetivo prestar apoio aéreo e logístico para órgãos públicos que atuam na região, como a Polícia Federal, a Sesai, o Ibama, a Funai e o IBGE. Além do helicóptero H-36 Caracal, outras aeronaves da FAB, do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil estão envolvidas nas ações da operação, como o A-29 Super Tucano, o E-99, o R-99, o C-98 Caravan, o KC-390 Millennium, o C-105 Amazonas e o H-60 Black Halk.

A visita da ministra à base federal no Território Yanomami em helicóptero da FAB demonstra a importância das Forças Armadas e dos órgãos públicos trabalhando juntos em prol da proteção ambiental e do bem-estar das comunidades indígenas da região.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).