100 anos de história! 100 anos em plena evolução! 100 anos de rádio! Em 2022, celebra-se o centenário do Rádio no Brasil. Em comemoração, o Ministério das Comunicações (MCOM) homenageou 55 radiodifusores, emissoras, entidades e personalidades do setor. Na ocasião, a Rádio Força Aérea FM, foi condecorada e recebeu a Medalha – de bronze, confeccionada pela Casa da Moeda e pelo MCOM – por sua contribuição ao desenvolvimento da radiodifusão no Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, presidiu a sessão solene e destacou a expansão do rádio, mesmo com os avanços tecnológicos. “A rádio continua voando, ela se renova e se adequa às novas tecnologias. Hoje temos aplicativos de Rádio FM em todos os celulares, já habilitados, e isso é fundamental para mantermos a rádio viva! Com mais de 250 milhões de aparelhos de telefones no país com modo FM, teremos muito mais pessoas escutando rádio”, disse.i22112412203903137

Além da Rádio Força Aérea FM, entidades como a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) também foram condecoradas. O momento também foi marcado pela homenagem ao Ex-Presidente Epitácio Pessoa, que inaugurou o rádio no Brasil.

O Brasil tem, hoje, 4,2 mil emissoras de rádio FM com outorgas vigentes e mais de mil na faixa AM. Existem ainda, aproximadamente, cinco mil rádios comunitárias em funcionamento no país.

i22112412225102894Rádio Força Aérea FM

Criada em 30 de abril de 2009, a Rádio Força Aérea, com sede em Brasília (DF), é operada na frequência de 91,1 MHz FM. A programação conta com programas diários e ao vivo, com o quais o ouvinte pode se informar sobre o que ocorre no Brasil, no mundo e também na FAB. Além de ter um contato direto com a emissora pelo canal de WhatsApp (61) 3966-9696.

A programação da Rádio Força Aérea FM pode ser acessada, também, pelo site www.fab.mil.br/radio ou pelo aplicativo oficial da FAB. A emissora também possui um canal no Spotify, no qual o usuário poderá acessar as playlists musicais dos programas da emissora, além de ouvir os podcasts, pelo FABCAST, na mesma plataforma de streaming.

Fotos: Sargento Viegas/ CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).