O Ministério Público Militar (MPM), em conjunto com o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), realizou, no dia 20 de outubro, o Seminário Crimes Cibernéticos e Legislação Penal Militar, na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, em Brasília. O seminário contou com a participação de representantes das Forças Armadas e de outros órgãos convidados que debateram com especialistas assuntos relacionados aos crimes cibernéticos e à legislação penal militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Guido Amin Naves, participou da abertura do evento, presidido pelo Procurador-Geral de Justiça Militar, Doutor Antônio Pereira Duarte.

Ministraram palestras no seminário, o Assessor de Governança do Setor Cibernético, General de Divisão R1 Fernando José Soares da Cunha Mattos – nesta ocasião, representando o Comandante de Defesa Cibernética –, e o Chefe da Assessoria Jurídica do Comando de Defesa Cibernética, Tenente-Coronel Klabston Herbston do Nascimento, ambos militares do ComDCiber.

O Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Cibernética,  Contra-Almirante Rudicley Cantarin, atuou na condição de presidente de mesa durante palestra do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Devido às restrições em decorrência da pandemia, o evento foi exclusivo para inscritos, mas o seminário foi transmitido pelo canal do MPM no Youtube.

Fonte: Comando de Defesa Cibernética
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).