A Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod) do Ministério da Defesa do Brasil está participando da 4ª edição da Feira Aeroespacial México 2023 (Famex), que acontece na Base Aérea Militar nº 1 de Santa Lucía, no México, até o dia 29 de abril. O evento visa promover oportunidades de negócios, parcerias e acordos de cooperação para o desenvolvimento do setor de defesa. O México, que já utiliza aeronaves da brasileira Embraer, é um potencial comprador do cargueiro KC-390 Millennium e está entre os 30 maiores importadores de produtos de defesa do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Expansão da Base Industrial de Defesa

O Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, afirmou que a expansão da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira gera empregos e renda. O objetivo da participação na Famex é incentivar acordos entre o Brasil e outros países sul-americanos, ampliando a presença da indústria de defesa brasileira na região.

BID Brasil

whatsapp image 2023 04 28 at 15 18 01

A BID do Brasil contribui para a autonomia tecnológica e produtiva do país e emprega 2,9 milhões de pessoas, sendo 1,6 milhão de empregos diretos e 1,3 milhão de indiretos. Atualmente, o setor representa cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Famex

Organizada pela Secretaria de Defesa Nacional (Sedena) do México, a Famex está em sua 4ª edição. O evento inclui congressos, fóruns, voos de demonstração e exposições estáticas de equipamentos do setor. Em 2019, a feira contou com a presença de 39 países, 61 aeronaves e 52.000 visitantes, além de 5.800 reuniões realizadas.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).