A Autoridade Marítima Brasileira, representada pelo Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, e a International Tanker Owners Pollution Federation (ITOPF) Limited assinaram um Memorando de Entendimento para reforçar a cooperação bilateral com a Marinha do Brasil (MB) no enfrentamento de poluição por hidrocarbonetos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Duração e objetivo do acordo

O acordo tem a duração de cinco anos, prorrogável por mais cinco. O objetivo é estabelecer uma resposta rápida e eficiente a incidentes marítimos graves que possam resultar em poluição por hidrocarbonetos, assim como na implementação de atividades relacionadas ao enfrentamento de potenciais ameaças ou danos ao ambiente marinho.

Parceria e compromisso

A Autoridade Marítima e a ITOPF Limited estão comprometidas em promover e disseminar as melhores práticas de resposta a derramamentos de petróleo, produtos químicos e outras substâncias nos ambientes marinho e fluvial brasileiros. Além disso, a parceria visa implementar a sustentabilidade de mecanismos e arranjos cooperativos nacionais, regionais e internacionais para maior capacidade de resposta operacional e como ferramentas de coordenação adequadas para lidar com esse tipo de derramamento.

Sobre a ITOPF Limited

A ITOPF Limited é uma organização especializada no combate e promoção de resposta eficaz e razoável a derramamentos de petróleo e outras substâncias perigosas no mar. Há anos, mantém uma relação de cooperação com a Marinha do Brasil, baseada em metas e objetivos comuns, atuando em conjunto na organização e implementação de cursos, treinamentos, seminários e workshops sobre o tema, além de ter auxiliado na resposta ao derramamento de óleo de 2019, que afetou as regiões Nordeste e Sudeste do país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).