De 4 a 8 de outubro, ocorreu na Guarnição de Brasília, o Curso de Preparação para o Comando, Chefia e Direção de Organizações Militares e Postos Médicos de Guarnição (CPCOM/2021).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Neste cenário, durante a realização do CPCOM/2021, a Diretoria de Serviço Militar (DSM), em cooperação com o Comando de Defesa Cibernética (Com D Ciber), forneceu aos militares nomeados, para o biênio 2022/2023, o certificado digital da ICP-Brasil, AC-Defesa, através de TOKEN, que é uma ferramenta virtual que permite, nas suas aplicações, por força da legislação atual, validade jurídica aos atos praticados com o seu uso, propiciando ao futuro Comandante maior rapidez e segurança no acesso aos sistemas do Exército.

Nas dependências da DSM foi montada uma estrutura física para emissão dos certificados digitais, sendo coordenada pela Seção do Serviço de Identificação do Exército, permitindo a agilidade na execução dos trabalhos.

A Diretoria tem envidado esforços para se adequar à evolução dos sistemas corporativos do Exército. Para o acesso a estes sistemas, particularmente, o Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização (SERMILMOB), do Exército Brasileiro, em futuro próximo, haverá a necessidade de que todos os seus operadores possuam a certificação digital emitida pela Autoridade Certificadora de Defesa (AC-Defesa).

Fonte: Diretoria de Serviço Militar
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).