A cerimônia de abertura do curso de formação operacional do KC-30 ocorreu nessa segunda-feira (06/06) na Universidade da Azul (UniAzul), em Campinas (SP). O evento contou com a participação do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, além de outras autoridades civis e militares.

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Em abril deste ano, a Força Aérea assinou o contrato referente à aquisição de duas aeronaves modelo A330-200, com o objetivo de suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo, Transporte Aéreo Logístico e Ajuda Humanitária.

i226615162104207Antes da cerimônia, o Comandante da FAB visitou as instalações da Universidade da Azul e o hangar do A33O. E, durante o evento, ele ressaltou que as características do KC-30 proporcionarão um significativo incremento na operacionalidade da FAB. “A responsabilidade de chegarmos a esse dia é 100% na crença da capacidade que esses aviões vão trazer para a nossa Força Aérea: de transporte de pessoal, transporte estratégico, reabastecimento em voo e de evacuação aeromédica”, frisou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

i226619004604391Na aula inaugural, o Presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, discursou para os militares que irão operar a plataforma Aérea, que é uma das mais consagradas do mundo. “Sejam unidos como um time. Vocês vão lembrar-se desse dia daqui a 30 ou 40 anos, quando verem essas aeronaves cruzando os céus, abastecendo outras aeronaves. Vocês poderão dizer: ‘Eu ajudei a implementar aquilo’. Tem que ter muito orgulho. O potencial do Brasil é enorme, e vocês estão ajudando a realizar esse potencial do Brasil”, destacou.

2º/2º GT

i226619004705960As aeronaves KC-30 serão operadas por militares do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, que é sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Segundo o Comandante do 2º/2º GT, Major Aviador Marcos Fassarella Olivieri, o início do treinamento representa um marco na reativação operacional do Esquadrão Corsário. “A aeronave KC-30 será o maior vetor já operado pela FAB e trará de volta a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo transportar 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas. Nesse contexto, oito pilotos, oito mecânicos e 16 comissários de bordo têm a importante missão de trazer para a FAB o conhecimento e a doutrina adquiridos na Universidade da Azul”, ressaltou.

KC-30

i226614515909985Em toda a sua história, a FAB teve somente um vetor capaz de cumprir esta variedade de missões estratégicas: o Boeing KC-137, que voou pela última vez em 2013. Hoje, as maiores aeronaves da FAB são os KC-390 Millennium, que têm um papel importante nas missões de transporte aéreo de carga e pessoal, lançamento de paraquedistas, assalto aeroterrestre, dentre outras, em um cenário tático. Com a nova aquisição, a FAB une as possibilidades do KC-390 às características de emprego estratégico do KC-30, resultando em um significativo incremento em sua operacionalidade.

i226614512802225Um vetor multimissão estratégico de transporte e REVO como o KC-30 se caracteriza por ser capaz de transportar passageiros, em uma cabine comercial convencional, e um grande volume de carga nos porões, em voos de longo curso. A mesma cabine pode ser reconfigurada rapidamente para cumprir missões de evacuação aeromédica, ou seja, moldar-se de acordo com as necessidades operacionais, com grande flexibilidade.

Assim, com a junção das potencialidades das duas aeronaves, a Força Aérea Brasileira realiza um salto operacional extraordinário na Aviação de Transporte e garante, ainda mais efetivamente, a manutenção da soberania do espaço aéreo e integração do território nacional, com vistas à defesa da Pátria.

Fotos: Sargento Viegas/ CECOMSAER

Vídeo: Sargento Ronan / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).