No contexto da Operação Guararapes, grande exercício do Comando Militar do Nordeste (CMNE), nos próximos dias 22 a 29 de outubro de 2021, militares da Brigada de Infantaria Paraquedista, sediada no Rio de Janeiro-RJ, realizarão um exercício de adestramento na região do município de Sobradinho-BA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Entre outras atividades, a título de ensaio dessa operação militar, foram realizados saltos de paraquedas na tarde de sábado (23) e domingo (24). No dia 26 de outubro, serão realizados os saltos de paraquedas da Força-Tarefa 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista, na região da pista do Aeródromo de Sobradinho.

Os militares da Brigada de Infantaria Paraquedista atuarão na região do município (aeródromo, usina hidrelétrica, área rural e urbana) até o dia 29 de outubro, com a tropa do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz), de Petrolina-PE.

É muito importante que a população entenda que, durante todos os dias do exercício, serão realizados disparos com munição de festim, ou seja, apenas simulando o som de cada disparo, sem oferecer qualquer risco, pois não tratam-se de disparos com munição real.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).