Cerca de 51 militares do 37º Batalhão de Infantaria Leve (37º BIL), localizado em Lins (SP), desembarcaram no município de Jaú, no dia 5 de fevereiro, para auxiliar a prefeitura nas ações pós-enchente. As fortes chuvas que assolaram a cidade no dia 30 de janeiro levaram a prefeitura a declarar situação de emergência.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os militares estão ajudando na limpeza das áreas afetadas e na entrega de alimentos, roupas e materiais de higiene e limpeza às vítimas das chuvas. “O trabalho do Exército é em apoio à prefeitura e à Defesa Civil, com ações humanitárias e sociais em apoio à população”, destacou o Comandante do 37º BIL, Tenente-Coronel Fábio Rodrigo de Assis.

De acordo com o decreto nº 8.230, o volume de chuvas no dia 30 de janeiro ultrapassou a expectativa da média para todo o mês de janeiro. Segundo a Defesa Civil, as enchentes provocaram diversos pontos de alagamento, acometendo 16 bairros, 474 casas e 108 estabelecimentos. Um óbito foi confirmado.

Fonte: 37º Batalhão de Infantaria Leve

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).