A Marinha do Brasil (MB) realizou na manhã desse sábado a Cerimônia de Declaração de Guardas-Marinha, na Escola Naval (EN), no Rio de Janeiro. Os Aspirantes da Turma Patriarca da Independência receberam suas espadas, símbolo do Oficial de MB, e foram declarados Guardas-Marinha. Dos 182 formandos, oito são do sexo feminino e sete estrangeiros de Marinhas Amigas oriundos da Bolívia, Cabo Verde, Camarões, Panamá e de Senegal. A cerimônia também marcou a formatura das primeiras seis mulheres integrantes dos Corpos da Armada e de Fuzileiros Navais graduadas na EN.
A Escola Naval tem o propósito de formar Oficiais de Marinha para os postos iniciais das carreiras nos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha. Além da formação acadêmica e militar- naval inerentes à carreira, o currículo é elaborado de forma a aprimorar os aspectos físicos, sociais e culturais, com a transmissão de valores éticos e morais, permitindo que os formandos possam liderar os subordinados nas futuras Organizações Militares distribuídas pelo território nacional.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Após um ciclo escolar de quatro anos, os Guardas-Marinha iniciarão, em 2023, o ciclo pós-escolar da formação, com um ano de duração, intensificando as práticas profissionais, atingindo o ápice a bordo do Navio-Escola Brasil durante Viagem de Instrução com roteiro de aproximadamente cinco meses.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395