No dia 14 de maio, militares do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel)  1º BIS (Amv)  prestaram apoio logístico ao Distrito de Saúde Rural para vacinação contra a covid-19 em comunidades ribeirinhas localizadas na região metropolitana de Manaus (AM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O apoio do Comando Conjunto Amazônia está dentro do contexto da Operação Covid-19 e consistiu no suporte para que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus chegasse às comunidades de Nossa Senhora de Fátima e de São Sebastião e realizasse a aplicação da primeira e segunda dose da vacina AstraZeneca.

A partir do porto do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), a equipe de imunização embarcou em voadeiras e, pelas margens do Rio Negro, tiveram acesso às comunidades do entorno da capital amazonense.

Uma das peculiaridades da região é o período de cheia dos rios. Este ano já tem a terceira maior cheia da história, dificultando o acesso aos ribeirinhos. Alguns deles, isolados pelas águas do Rio Negro, recebem o imunizante dentro de suas canoas ou casas flutuantes.

De acordo com o Chefe do Núcleo de Imunização do Distrito Oeste, Luciano Batista Barreto, o atendimento é feito diariamente à população em seis comunidades no Rio Negro e cinco no Rio Amazonas. Na comunidade de Nossa Senhora de Fátima, aproximadamente 1.300 pessoas são alcançadas.

Por conta da cheia, Luciano destaca o apoio das Forças Armadas com a logística e mobilidade. “Diariamente estamos em campo. O Exército faz todo esse apoio logístico para chegarmos às localidades. O quantitativo que conseguimos imunizar por dia é muito maior com o apoio logístico do Exército”.

Fonte: Comando Militar da Amazônia
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).