Militar opera equipamento de fonia

Entre os dias 15 e 19 de maio, a Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém (PA) realizou o Estágio de Operador Fonia, direcionado aos oficiais das Organizações Militares vinculadas ao Comando do 4º Distrito Naval. O principal objetivo do treinamento foi proporcionar aos militares uma visão teórica e prática dos procedimentos de utilização do canal radiotelefônico em operações navais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fornecendo habilidades essenciais

O Estágio de Operador Fonia assume grande importância na medida em que proporciona aos oficiais a oportunidade de revisar e aprimorar suas habilidades no manuseio de equipamentos de comunicação vitais para o desempenho de suas funções. Ao longo do treinamento, os participantes puderam aprender e revisar procedimentos, o que contribui diretamente para uma comunicação mais eficiente e segura durante as operações navais.

Abordagem de conceitos relevantes e tendências

Além dos procedimentos técnicos, o treinamento também abordou conceitos de grande relevância para o setor de comunicações na Marinha e as principais tendências na área. Isso incluiu desde os fundamentos básicos do funcionamento do canal radiotelefônico, até as novas tecnologias e estratégias emergentes na área de comunicações navais.

Por meio do Estágio de Operador Fonia, a Marinha do Brasil busca garantir que seus oficiais estejam sempre atualizados e prontos para operar de forma eficiente e segura os sistemas de comunicação radiotelefônica, uma competência crítica para o sucesso das operações navais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).