Brasilia (DF) – Nos dias 28 e 29 de junho, a Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA) participou da 1ª Conferência Internacional sobre Soberania e Clima, promovida pela Escola Superior de Defesa (ESD) e o Centro Soberania e Clima, com apoio do National Endowment for Democracy (NED) em Brasília.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento contou também com a participação de mais de 30 especialistas brasileiros e de países como Estados Unidos, Espanha, Chile e Argentina, entre eles acadêmicos, especialistas e representantes do Estado e do segmento civil da sociedade, que discutiram sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas e para a segurança, para o desenvolvimento sustentável e para a defesa nacional.

A palestra de abertura foi realizada pelo Ministro da Defesa José Múcio Monteiro Filho e, em seguida a condução dos debates, foi dividida em quatro painéis com os seguintes temas: 1. Democracia, Soberania e Clima; 2. Mudanças Climáticas, Segurança e Defesa; 3. Agenda de Segurança, Defesa e Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia; e 4. Desenvolvimento Sustentável, Segurança Humana e Emergência Climática.

Outras autoridades participaram dos debates, destacando-se a Secretária do Ministério da Defesa e Mudanças Climáticas, Ana Toni; a representante do Observatório do Clima, Suely Araújo; o Presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho; e o Secretário de Clima e Meio Ambiente, Embaixador André Aranha Correa do Lago, entre outros.

Durante as apresentações, foi ressaltada a importância da integração da participação dos vários setores da sociedade para convergência das soluções das questões climáticas para o País, em especial para Região Amazônica. A DPIMA possui papel fundamental na formulação da doutrina, na capacitação e na divulgação do conhecimento sobre os assuntos relacionados ao Meio Ambiente para o Exército Brasileiro.

Fonte: Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).