Nesta sexta-feira (02), foi realizado no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), a cerimônia de batismo, mostra de armamento e a transferência para o setor operativo do Navio-Patrulha (NPa) Maracanã, evento que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

52538312204 13e096cdb3 c Com 54 metros de comprimento, velocidade máxima de 21 nós e deslocamento de 426 toneladas, o navio possui em sua proa um moderno canhão de 40mm/L70 Mk4 (Bofors).

52538568093 309b79deb0 k

O NPa “Maracanã” terá como missão fiscalizar e proteger as Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) e a Plataforma Continental; realizar atividades de patrulhamento do mar territorial; inspecionar embarcações e preservar a vida humana no mar. Ele contribuirá para a segurança do tráfego marítimo nacional e a proteção dos mais de 5,7 milhões km2 que compõem a Amazônia Azul.

52538638488 ed4b0b06b5 c

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).