No Rio Grande do Sul, está em curso a terceira fase do maior treinamento militar conjunto de 2021, o Exercício Meridiano, etapa Ibagé. Nesta quarta-feira (10), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, esteve no Posto de Comando da 3ª Divisão do Exército, no campo de instrução localizado no município de Santa Maria, para acompanhar o andamento das atividades.

Na oportunidade, o Ministro assistiu a apresentação sobre o exercício, quando foram descritas as diretrizes, as ações executadas, os efetivos e os meios utilizados. O Titular da Pasta percorreu as principais estruturas da base preparada para as atividades.

O Ministro ressaltou a importância dos treinamentos conjuntos. “É uma oportunidade das Forças trabalharem conjuntamente e, assim, atuarem de forma integrada em uma necessidade de emprego em missão real”, resumiu.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

1636579758201.jpg

Em seguida, o Ministro esteve na Base Aérea de Santa Maria, onde cumprimentou a tropa de militares paraquedistas da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército. O grupo executará saltos operacionais a bordo de aeronaves da Aeronáutica, inclusive do KC-390 Millennium, no contexto da Operação Meridiano.

KC-390 Millennium

O KC-390 Millennium é o maior avião já desenvolvido no Brasil. Originado de uma parceria entre a FAB e a Embraer, contou com a colaboração de mais de 50 empresas nacionais e de três países: Portugal, Argentina e República Tcheca. Algumas das principais características da aeronave são: maior mobilidade e flexibilidade, design robusto, tecnologia de ponta comprovada e fácil manutenção. É capaz, ainda, de executar uma variedade de missões, como: Transporte Aéreo Logístico, Busca e Salvamento, Combate a Incêndios em Voo, Evacuação Aeromédica, Ajuda Humanitária, entre outras.

Fotos: Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).