Pelotão da Marinha do Brasil

O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) participou, de 9 a 15 de maio, em Assunção, Paraguai, das comemorações alusivas ao 211º aniversário da Independência do país. A participação nas atividades está inserida na Comissão “Platina 2022”, realizada pelo Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger”, subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o período em Assunção, foi realizada Ação Cívico Social (ACiSo) na “Escuela Básica Número 3 República del Brasil”, que possui cerca de 460 estudantes. No dia 12 de maio, os militares promoveram cerimônia para a entrega das melhorias realizadas durante a ACiSo, que contou com apresentação da Banda do Com6ºDN e com a presença do Embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho.

No último dia de estadia, a Marinha do Brasil participou do desfile cívico-militar alusivo à Independência da República do Paraguai, sendo representada por um pelotão e sua banda militar.

O propósito da Comissão “Platina” é realizar ação de presença e estreitamento de laços de amizades com a Armada Paraguaia, além de adestramento de navegação para Oficiais e Praças no Rio Paraguai.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).