Picos (PI) – A equipe do Laboratório de Solos do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC) está realizando, desde janeiro, a coleta e análise de materiais envolvidos no processo de pavimentação das rodovias BR 110 e BR 316 em Pernambuco. O objetivo é realizar ensaios de caracterização de solos e de índice de Suporte Califórnia (ISC), que consiste em um método para avaliar a resistência do solo definindo suas propriedades mecânicas. As atividades seguirão até julho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O laboratório do 3º BEC tem capacidade de realizar cerca de 100 ensaios semanais, em solos, concreto e asfalto. Militares e servidores civis trabalham na realização dos testes, para garantir a seleção de materiais com melhor qualidade, possibilitando o dimensionamento das camadas de pavimento da rodovia, assegurando-lhe uma vida útil mais longa.

Fonte: 3º Batalhão de Engenharia de Construção

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).