Capitania dos Portos de Pernambuco participa de estudos de simulação de manobras na USP

Militares da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) realizaram, no período de 17 a 20 de janeiro, estudos de simulação de manobras para o Porto de Suape (PE), no Tanque de Provas Numérico (TPN) da Universidade de São Paulo (USP). Na ocasião, também participaram representantes da Praticagem, da Autoridade Portuária de Suape e de empresas marítimas.

Os estudos e simulações tiveram a coordenação do Professor Doutor Eduardo A. Tannuri. Na oportunidade, foram realizadas 60 manobras-teste no Simulador do tipo FMSS (Full Mission Ship Simulator), visando otimizar a estrutura portuária, com foco na segurança da navegação.

blank
Durante os estudos, foram realizadas 60 manobras-teste
no Simulador do tipo FMSS

A CPPE, em cumprimento às suas atribuições como representante da Autoridade Marítima, coordena as atividades para ampliação e modernização estrutural dos terminais portuários em sua jurisdição, analisando novos projetos e emitindo parecer, em conformidade com a Lei 12.815/2013 (Lei dos Portos) e os procedimentos estabelecidos nas Normas da Autoridade Marítima nº 11, da Diretoria de Portos e Costas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui