Jovens aprendem na prática “nós e voltas marinheiros”

A Capitania Fluvial de Minas Gerais, em parceria com o Projeto Social Federação Fight, promoveu para 230 crianças e adolescentes o evento “Artes Marciais na Marinha” na sua sede, em Belo Horizonte (MG).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A ação social beneficiou alunos da Escola Estadual José Mesquita de Carvalho que integram o Programa Forças no Esporte (Profesp) da Marinha, jovens do Morro do Papagaio, Grupo de Apoio Cabana, Aglomerado da Serra, Barragem Santa Lúcia e de Ribeirão das Neves, todos localizados na Região Metropolitana de Minas Gerais.

Durante o evento, os presentes cantaram o Hino Nacional e ouviram uma mensagem de boas-vindas, palavras iniciais do Capitão dos Portos e do Diretor do Projeto Social. Em seguida, diversas atividades foram realizadas, como aulas práticas de “nós e voltas marinheiros”, educação em saúde bucal com a entrega de escovas dentárias, “aulão” teórico e prático da entidade colaboradora, Academia Body Energy, com demonstrações das Artes marciais sanda, sambo, jiu-jitsu e boxe. Na oportunidade, ainda foram abordados conteúdos relacionados ao Dia Mundial da Limpeza – Mar Limpo é Vida, comemorado no dia 17 de setembro, em todo o mundo.

jovens recebem orientacoes sobre diferentes tipos de artes marciais
Jovens recebem orientações sobre diferentes tipos de artes marciais

Atividades como essas fortalecem as relações da população local com a Marinha, provendo conhecimento sobre os serviços prestados pela Força à sociedade mineira. Também imprimem caráter social, dando oportunidade à inclusão dessas crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no mundo das artes marciais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).