O escalpelamento é um acidente que pode transformar vidas em questão de segundos. Regina Formigosa de Lima é uma das vítimas dessa tragédia, que ocorre quando os cabelos se prendem ao eixo do motor de uma embarcação, resultando em lesões graves e, em alguns casos, fatais.

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Regina trabalha, hoje, com a confecção de perucas para apoio a outras vítimas de escalpelamento (Imagem: arquivo pessoal)

Apesar das adversidades, Regina encontrou forças para se reinventar e, atualmente, dedica-se a ajudar outras vítimas, confeccionando perucas e oferecendo apoio emocional.

Ações da Marinha: Prevenção e Educação

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Mãe e filha recebem toucas doadas pela Soamar-PA e coletes salva-vidas para serem usados durante traslados em embarcações (Imagem: Divulgação/Com4ºDN)

A ilha do Marajó, no Pará, infelizmente, lidera o ranking de acidentes de escalpelamento. Diante desse cenário, a Marinha do Brasil (MB) intensifica suas ações de combate e prevenção. Além das inspeções navais diárias, que verificam a segurança das embarcações, a MB promove campanhas educativas, como a Ação Cívico-Social, que visa conscientizar a população sobre os riscos e medidas preventivas. Durante essas ações, são oferecidos serviços médicos, distribuição de toucas de proteção e coletes salva-vidas, e palestras educativas em escolas e comunidades.

Compromisso com a Saúde e Bem-Estar

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Navio-Auxiliar “Pará” receberá ribeirinhos para atendimentos médicos e odontológicos (Imagem: Divulgação/Com4ºDN)

O Navio-Auxiliar “Pará” é um exemplo do compromisso da Marinha com a saúde da população ribeirinha. A bordo, são realizados atendimentos médico-odontológicos, exames laboratoriais e campanhas de prevenção ao câncer de mama. Especialistas da Marinha e da Universidade Federal do Pará se unem para oferecer cuidados em diversas especialidades, garantindo um atendimento de qualidade e humanizado.

União de Forças contra o Escalpelamento

A luta contra o escalpelamento é uma missão coletiva. A Marinha, em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-PA) e outras instituições, trabalha incansavelmente para erradicar esse tipo de acidente. A conscientização é a principal arma nessa batalha, e a população é incentivada a denunciar embarcações irregulares, contribuindo para um tráfego aquaviário mais seguro.

Os proprietários de embarcações podem solicitar, gratuitamente, a cobertura de eixo na Capitania ou Agência mais próxima, por meio dos seguintes contatos:

Capitania dos Portos Amazônia Oriental: (91) 3218-3954 e (91) 99114-9148

Capitania Fluvial de Santarém: (93) 3522-2870

Capitania dos Portos do Amapá: (96) 3281-5480 e (96) 99112-1538

Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque: (96) 3521-1321

Capitania dos Portos do Piauí: 0800 095 2844

Capitania dos Portos do Maranhão: (98) 2107-0121

Agência Fluvial de Imperatriz: (99) 3525-3391

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).