Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição, a primeira mulher negra a alcançar o posto de almirante na história da Marinha do Brasil, foi promovida em fevereiro de 2023 pelo almirantado. Sua nomeação foi confirmada na última semana e ela participou da cerimônia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou os oficiais-generais recém-promovidos no Palácio do Planalto.

Com a promoção, Maria Cecília ocupará o cargo de diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa. Antes dela, somente duas outras mulheres haviam alcançado o posto de almirante na Marinha. A médica Dalva Maria Carvalho Mendes foi a primeira, em 2012, e a engenheira Luciana Mascarenhas da Costa Marroni foi promovida a contra-almirante em 2018.

Maria Cecília disse que sua promoção deve ser um estímulo para que mais mulheres ingressem nas Forças Armadas, já que agora elas podem atingir o posto mais alto. Ela afirmou que acredita que mais almirantes mulheres surgirão, já que há um grande número de mulheres nos quadros da Marinha. As Forças Armadas brasileiras já promoveram mulheres aos cargos de oficiais-generais na última década, mas o Exército só permitiu que mulheres participassem de cursos preparatórios para o generalato em 2021.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A promoção de Maria Cecília ocorre em um momento em que as Forças Armadas e o presidente Lula tentam uma reaproximação, após um período conturbado em que os militares se envolveram na política durante o governo de Jair Bolsonaro. O evento em que Lula cumprimentou os oficiais-generais recém-promovidos no Palácio do Planalto é o primeiro de uma série que o Exército prepara para este mês, com a expectativa de que o presidente participe de alguns deles. Lula tem dito que quer despolitizar as Forças Armadas e buscar aproximação por meio do aumento no investimento dos projetos estratégicos de defesa.