No dia 13 de abril, o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, participou da cerimônia de lançamento do Laboratório de Desenvolvimento de Produção (LDP) do SENAI CIMATEC. O projeto, realizado em parceria com Petrobrás, Shell e Agência Nacional do Petróleo (ANP), visa desenvolver e qualificar novas tecnologias, equipamentos e sistemas para exploração, pesquisa e produção de petróleo, atendendo os setores da Indústria de Petróleo e Gás, Química, Aeroespacial e Automotiva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A parceria com o SENAI-CIMATEC permitiu o estabelecimento de um escritório de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Escritório Regional Nordeste de CT&I (EscRegNECT&I), ligado à Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM). O escritório contribui para o desenvolvimento de projetos de avançadas tecnologias e atuação sinérgica em prol do desenvolvimento tecnológico brasileiro.

O LDP, com investimento de cerca de 500 milhões de reais, será um dos laboratórios mais avançados do mundo, capaz de realizar testes de sistema integrados em um poço de 300 metros de profundidade para certificação e homologação de equipamentos para offshore, operando nas condições do pré-sal. As obras do laboratório começaram em 2021 e a operação de testes está prevista para começar em 2024.

O SENAI CIMATEC Park, inaugurado em 2019, está na terceira etapa de ampliação e prevê, em até 30 anos, cerca de mil edificações, uma avenida do conhecimento com universidades parceiras, centros de pesquisa, startups e um parque empresarial. O Polo de Excelência Tecnológica possui supercomputadores, aplicações em nanotecnologia, microeletrônica, estudos na área de materiais compósitos, mecatrônica, robótica, modelagem computacional e materiais relacionados à Ciência e Tecnologia, além da capacitação de pessoal.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).