Em celebração ao Dia da Marinha, comemorado no dia 11 de junho, uma cerimônia militar foi realizada na Escola Naval, no Rio de Janeiro, ontem (15). Durante a ocasião, a Soamar-BH (Sociedade Amigos da Marinha de Belo Horizonte) foi agraciada com a Medalha do Mérito Naval, a mais alta comenda da Marinha do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Imagem do WhatsApp de 2023 06 15 as 18.43.13

Relembrando a Batalha Naval do Riachuelo

O Dia da Marinha é uma ocasião para rememorar os atos heróicos ocorridos durante a vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida há 158 anos. Esta data é uma oportunidade para homenagear e celebrar os heróis do passado por seus atos de coragem e bravura durante a Guerra da Tríplice Aliança, que aconteceu sob o comando do Almirante Barroso.

Reconhecimento da Grandeza do Patrimônio Brasileiro

Além de ser uma oportunidade para lembrar e honrar os heróis do passado, o 11 de junho também representa um momento para a sociedade brasileira refletir sobre a grandeza do patrimônio do Brasil no mar, na Amazônia Azul. Essa reflexão reforça a necessidade de proteger essas riquezas para as atuais e futuras gerações, destacando o papel fundamental da Marinha na salvaguarda desses valiosos recursos.

A Soamar-BH e a Medalha do Mérito Naval

Imagem do WhatsApp de 2023 06 15 as 18.43.12

O ponto alto da cerimônia foi quando a Soamar-BH recebeu a Medalha do Mérito Naval. Esta condecoração, a mais alta da Marinha do Brasil, é um reconhecimento ao compromisso e dedicação da Sociedade Amigos da Marinha de Belo Horizonte na defesa dos interesses marítimos brasileiros, consolidando ainda mais a importância deste órgão para a nação.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).