O Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML) inaugurou, no dia 26 de outubro, o Simulador Integrado de Combate (SICOMB), fruto de um projeto desenvolvido em parceria com o setor de Ciência, Tecnologia e Inovação, por intermédio do Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV).

O SICOMB é capaz de integrar até três navios em adestramento, com estações de “combate” e “manobra”, e um Comando de Força operando, simultaneamente, em modo multiplayer num mesmo exercício, com recursos de realidade virtual, sendo possível avaliar as tripulações em manobras táticas, navegação, controle aéreo, guerra A/S e de superfície.

Dentre os principais pontos de inovação proporcionados pelo SICOMB, destacam-se: o emprego de Óculos de Realidade Virtual para o Oficial de Quarto e Vigia, permitindo assim uma experiência mais imersiva; e a criação do Centro de Comando e Controle, local no qual os exercícios serão gerados e um Comandante de Força, apoiado pelos instrutores do CAAML, poderá monitorar o comportamento das equipes em todos os ambientes de guerra e demais consoles, inclusive por meio de sistema de circuito fechado de TV.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui