Em um domingo ensolarado, no dia 24 de julho, as águas calmas da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, se tornaram o palco para uma cerimônia de grande significado emocional e patriótico. Foi realizada uma homenagem à memória dos mortos da Marinha em guerra, organizada pelo Comando do 2º Distrito Naval. Militares, representantes do governo e membros da comunidade se reuniram para lembrar os que perderam suas vidas defendendo nosso país nos campos de batalha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Momentos marcantes da cerimônia

Durante o evento, a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha ressoou em meio ao silêncio reverente dos presentes. Seguindo a leitura, uma descarga de fuzilaria foi disparada pelos militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, punctuando o ar com a solenidade do momento. Em seguida, o toque de silêncio ecoou sobre a baía, um lembrete sonoro daqueles que deram suas vidas em serviço ao país. Em um gesto simbólico de respeito, militares a bordo da lancha “Stella Maris”, da Capitania dos Portos da Bahia, depositaram flores nas águas calmas da baía. Este ato foi acompanhado pela execução dos toques da alvorada e da vitória, sons que deram o tom de reconhecimento e gratidão.

Honrando a história da Marinha Brasileira

Esta cerimônia, realizada anualmente, tem como propósito honrar os homens e mulheres que pereceram nos mares durante os diversos conflitos bélicos em que o Brasil participou. Nomes como a Guerra da Independência, Guerra da Cisplatina, Passagem de Toneleiro, Batalha Naval do Riachuelo, Cerco de Humaitá, Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG) e Batalha do Atlântico, são recordados neste dia, tanto por sua relevância histórica, quanto pelo exemplo de bravura e patriotismo que representam.

Presenças marcantes no evento

O evento foi presidido pelo Comandante do 2º Distrito Naval, Vice- Almirante Antônio Carlos Cambra. Também marcaram presença representantes do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Sociedade dos Amigos da Marinha de Salvador, da Polícia Militar da Bahia, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, da Associação de Ex-Combatentes sessão Salvador (BA) e dos Escoteiros do Mar. A participação dessas diversas entidades e forças reforçou a importância do evento e a união entre diferentes esferas do serviço público e da sociedade civil na homenagem aos que se foram.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).