Brasília (DF) – No dia 25 de outubro, o Comando de Operações Terrestres, por intermédio do Centro de Doutrina do Exército, realizou o Simpósio Doutrinário de Guerra Híbrida.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Simpósio teve como palestrantes o Coronel Veterano Antônio Elcio Franco Filho, com o subtema “Definições e Conceitos de Guerra Híbrida”; o Embaixador Luciano Ozório Rosa, abordando a temática “Guerra Híbrida: Alguns Exemplos”; o General de Exército Veterano Carlos Alberto Pinto Silva, discorrendo sobre “Guerra Híbrida no Brasil – Reflexões”; e o Tenente-Coronel Veterano Helcio Bruno de Almeida, tratando sobre “Os Principais Vetores da Guerra Híbrida, Os Escudos de Proteção da Sociedade e o Papel das Forças Armadas”.

Assistiram ao evento, presencialmente, oficiais, subtenentes e sargentos das organizações militares da guarnição de Brasília e, virtualmente, representantes das organizações militares subordinadas a todos os comandos militares de área e ao Departamento de Educação e Cultura do Exército.

Ao final das apresentações, foi dada oportunidade para que, presencialmente e à distância, a assistência tecesse questionamentos, os quais foram respondidos pelos palestrantes, promovendo a interação entre esses e o público.

O Simpósio foi encerrado pelo Comandante de Operações Terrestres, oportunidade em que destacou a relevância do tema, em especial nos conflitos atuais, e sua importância para o desenvolvimento da doutrina militar terrestre nacional.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).