Boa Vista (RR) – Em dia 20 de julho, atendendo à solicitação feita pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), o Centro de Doutrina do Exército (C Dout Ex) realizou uma palestra sobre Operações Contra Forças Irregulares, tendo em vista o transcorrer da Operação Amazônia – 2ª Fase, ocasião essa em que a 1ª Bda Inf Sl estabeleceu a Força-Tarefa Lobo D´Almada, a fim de planejar e de conduzir uma operação contra forças irregulares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento contou com a participação de oficiais e de sargentos do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS), 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (10º GAC/Sl), 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC), 1º Batalhão Logístico de Selva (1º B Log Sl), 12º  Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (12º R C Mec), 3ª Companhia de Forças Especiais (3ª Cia F Esp) e 32º Pelotão de Polícia do Exército (32º Pel PE), sendo abordados os principais aspectos e fundamentos decorrentes da atualização da doutrina militar terrestre, inseridos na elaboração novo manual de Operações Contra Forças Irregulares. Destaca-se que tal produção doutrinária encontra-se em sua fase final de elaboração e com previsão de aprovação para o 2º semestre do ano corrente.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).