Acesso ao Treinador de Imersão para Submarinos da Classe "Tupi"

O Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA) concluiu neste ano o Retrofit do seu Treinador de Imersão (TI) para Submarinos da Classe “Tupi” (SCT). Nos últimos dois anos, o TI passou por uma atualização dos seus sistemas de controle e automação, por meio de uma parceria firmada entre a Marinhae a Firjan/Senai. O projeto modernizou toda a parte eletrônica do simulador, bem como desenvolveu um novo sistema operacional para o TI, o que proporcionou um simulador mais confiável e fidedigno à realidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além de ser dotado de movimento nos dois eixos, o TI possui as mesmas dimensões do Compartimento de Manobra dos SCT, permitindo simular tarefas comuns da rotina de um submarino em viagem e situações de emergência, nas quais os alunos podem aprender e treinar os procedimentos. O TI serve como ferramenta fundamental na formação dos futuros Oficiais e Praças submarinistas, bem como para mantê-los preparados depois de formados.

wdaws4eg5drt6yuk
Alunos simulam a rotina de um submarino em viagem
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).