Soldado (Fuzileiro Naval) Lúcio, agora já formado, desfila em continência à bandeira nacional – Imagem: 1SG-FN-AT Pinho

No último dia 16, o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) celebrou a formação de uma nova turma do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais. O curso, iniciado em 06 de fevereiro e com duração de 18 semanas, forneceu à Marinha brasileira mais 432 combatentes anfíbios. Entre eles, destaca-se a trajetória do Soldado (Fuzileiro Naval) Gustavo Medella Lúcio dos Santos, ex-aluno do Programa Forças no Esporte (PROFESP), que visa promover a prática desportiva entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Formação dos Novos Fuzileiros Navais

blank
Formandos desfilam em continência ao Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (Fuzileiro Naval) Carlos Chagas Vianna Braga – Imagem: 1SG-FN-AT Pinho

Durante a formação, os novos fuzileiros passaram por rigorosos treinamentos, concluindo com êxito todas as etapas e demonstrando valores fundamentais como coragem, dedicação e trabalho em equipe. Os soldados foram capacitados para enfrentar situações peculiares à carreira, aprendendo a utilizar o material de Equipagem Individual Básica de Combate, montagem de área de estacionamento, manejo de armas da Esquadra de Tiro e muitas outras habilidades. Tudo isso, alinhado à missão de proteger as fronteiras marítimas e terrestres do Brasil.

A Importância do Programa Forças no Esporte

Familiares dos formandos marcaram presença na cerimônia – Imagem: 1SG-FN-AT Pinho

O soldado Lúcio é um exemplo do sucesso do PROFESP. O programa, que é uma parceria do Governo Federal com as Forças Armadas, incentiva a prática esportiva e contribui para a formação cidadã dos jovens, estreitando a relação com as Forças Armadas. Lúcio ressalta a importância do programa em sua formação e na sua escolha de carreira. “O programa incentivou a minha escolha de várias formas, uma delas foi me espelhando nos militares da Marinha do Brasil e, assim, aumentou meu interesse em ser um militar também”, afirma Lúcio.

Cerimônia de Formatura

A solenidade de formatura foi marcada por muita emoção e simbolismo, com a entrega das divisas de soldado aos novos fuzileiros. A partir de agora, eles são parte integrante da Marinha do Brasil, com a missão de proteger a soberania nacional. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades militares, amigos e familiares dos formandos.

O Capitão de Mar e Guerra (FN) e comandante do CIAMPA, José Mauro Lourenço, destacou a dedicação e resiliência dos formandos. “Hoje sairão deste Centro transformados não só fisicamente, mas também, sobretudo, profissionalmente forjados e vitoriosos Fuzileiros Navais”, afirmou.

PROFESP e a Marinha do Brasil

Além de formar soldados, o CIAMPA é também responsável pela implementação do Programa Forças no Esporte em suas instalações. O programa atende crianças, jovens e adolescentes, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social, matriculados na rede pública de ensino. No CIAMPA, são quatro Núcleos de Atividades Esportivas, que atendem cerca de 400 adolescentes de 13 a 17 anos.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).