Com profundo pesar, ontem noticiamos sobre o acidente ocorrido nesta terça-feira (8) envolvendo uma aeronave UH-15 Super Cougar (N-7106), operada pelo 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2 “pegasus”). O triste episódio resultou na perda de dois valorosos militares do Corpo de Fuzileiros Navais e deixou outros seis em estado de hospitalização.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Combatendo a Desinformação

Em tempos de fácil acesso à informação, é lamentável observar a propagação de notícias falsas. Em resposta às fake news que circulam nas redes sociais, é fundamental esclarecer que não há qualquer evidência ou veracidade nas alegações de que a aeronave tenha sido atingida por um míssil ou qualquer outro artefato. É deplorável que, em momentos de dor e luto, existam indivíduos que optem por disseminar informações incorretas, causando ainda mais sofrimento às famílias das vítimas.

Repúdio às Fake News

É nosso dever, enquanto veículo de comunicação, repudiar veementemente a postura de sites e canais que, de forma irresponsável e sensacionalista, propagam notícias falsas. A busca desenfreada por cliques e lucro, em detrimento da verdade e do respeito, é uma afronta aos princípios do bom jornalismo e à memória das vítimas.

Compromisso com a Verdade

Reafirmamos nosso compromisso em manter um trabalho sério, pautado na ética e nos valores do bom jornalismo. Continuaremos em campo, buscando sempre trazer informações precisas e confiáveis para nosso público, especialmente em momentos tão delicados.

Com informações do Brasil Defesa.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).