Imagem aérea das Ilhas Cagarras onde ocorreu a operação de repressão e prevenção de ilícitos – Foto: ICMBio

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram uma operação conjunta em 13 de abril, após denúncias de pesca ilegal de arrasto na região das Ilhas Cagarras, no Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fiscalização e inspeção naval

Equipes de Inspeção Naval da CPRJ e um representante do ICMBio participaram da ação. Três embarcações foram abordadas, e uma delas foi notificada e apreendida por não cumprir o regulamento de tripulação mínima prevista no Cartão de Tripulação de Segurança (CTS) da embarcação.

ICMBio

Criado em 2007, o ICMBio é uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), responsável por gerir, proteger, monitorar e fiscalizar as unidades de conservação no território brasileiro.

Objetivos da cooperação

A cooperação entre a CPRJ e órgãos governamentais intensifica a presença do Estado no Rio de Janeiro e tem como objetivo aprimorar a área técnica, de inteligência e de logística de cada órgão público. Além disso, busca coibir crimes transfronteiriços e ambientais, garantir a segurança da navegação e salvaguardar a vida humana no mar.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).