A Academia Militar das Agulhas Negras foi palco de uma emocionante disputa. A 55ª edição da NAVAMAER juntou o melhor do talento esportivo das Forças Armadas Brasileiras. No coração de Resende, escolas de formação de oficiais, como a Escola Naval, Academia da Força Aérea e a própria AMAN, celebraram uma semana de pura adrenalina, entre 25 de agosto a 1º de setembro. Mais de 650 atletas enfrentaram-se em 12 modalidades esportivas. Mais do que medalhas e troféus, o que se viu foi a celebração da camaradagem e da troca de experiências.

Recordes Quebrados e Histórias para Contar

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A competição, marcada por grande esforço e dedicação, viu a quebra de recordes antigos. E, como afirmou o Comandante da AMAN, General de Brigada João Felipe Dias Alves, mais que vitórias, o evento destacou a integração entre as três forças. As mulheres, sem dúvidas, tiveram um papel estelar na quebra desses recordes. Cadetes como Ana Laura brilharam nas pistas, e a AMAN se destacou no tiro, com a equipe de Tiro de Carabina de Ar fazendo história. Aliás, a cadete Isabela e o cadete Moreira redefiniram o que é ser um atirador de elite.

Momentos Inesquecíveis e Rivalidades Saudáveis

O Pentatlo Militar também viu recordes serem superados. Em uma emocionante disputa familiar no triatlo, os irmãos Aspirante Henrique Oliveira, da Marinha, e o cadete Daniel Reis, do Exército, deram tudo de si. Mas não só de rivalidade vive o esporte. Comemorações também ocorreram nas quadras de vôlei e basquete, onde a AMAN conquistou ouro, provando sua excelência. O Major Shirado, técnico da equipe de basquete, enalteceu o preparo técnico, mental e físico de seus jogadores.

Futuro Promissor e Agradecimentos

Com toda essa movimentação, era essencial que o público, mesmo distante, acompanhasse tudo. E o aplicativo da NAVAMAER permitiu justamente isso, com milhares de downloads e visualizações. E já temos um convite para o próximo ano: o Ninho das Águias, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), sediará a 56ª edição dos jogos. A certeza que fica é a de que o esporte é, de fato, um excelente veículo para promover amizade e superação, conforme reiterou o Exército ao final do evento.

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).