A primeira edição do evento “CONEXÃO PARALÍMPICA” foi realizada em João Pessoa – PB, no período de 11 a 16 de outubro. Tratou-se da realização de três eventos paradesportivos simultaneamente: 1ª Paralimpíadas das Forças de Segurança, 1º Torneio Intercentros de Referência Paralímpicos e Jogos Universitários Paralímpicos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Marinha do Brasil (MB), representada pelos atletas do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), se fez representar nas três competições pelos atletas que fazem parte do Projeto Paralímpico da Marinha (PARAPROLIM), projeto de inclusão social por meio do paradesporto.

O paradesporto tem como objetivo promover e articular ações visando o acesso das pessoas com deficiência à prática esportiva em todas as suas manifestações, da iniciação ao alto-rendimento, na faixa etária de 10 a 40 anos de idade que comprovam a possibilidade da prática desportiva. A composição do PARAPROLIM foi  bem diversificada,  havendo crianças, adolescentes, jovens e adultos; militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).