Palestra do Almirante de Esquadra (FN) Paulo Martino Zuccaro

O Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav) realizou, no dia 24 de novembro, o I Seminário de Engenharia de Combate do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). O seminário contou com a presença do antigo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais e antigo Comandante do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, o Almirante de Esquadra (FN) Paulo Martino Zuccaro, e do Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas Vianna Braga.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Seminário teve como objetivo principal apresentar aos oficiais engenheiros de combate as transformações e evoluções que o BtlEngFuzNav vem passando, em decorrência do dinamismo do combate moderno. Ademais, constituiu-se em uma oportunidade de promover o debate sobre o Apoio de Engenharia prestado aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais, considerando aspectos relativos à doutrina, organização, formação de pessoal, material e adestramento.

ert54heyetgstrjukie45srfad
Oficiais participantes do Seminário

Dentre as palestras ministradas, destacaram-se as palestras do Almirante de Esquadra (FN) Zuccaro, sobre “o futuro da Engenharia no CFN”; do Comandante da Tropa de Reforço, o Contra-Almirante (FN) Marcelo Guimarães Dias, sobre “O retorno da Companhia de Apoio ao Desembarque ao Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais”; e do Major Bayona, Oficial de Intercâmbio do United States Marine Corps (USMC) no Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), que abordou “A Engenharia e o combate a artefatos explosivos improvisados pelo USMC no Afeganistão”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).