A Marinha do Brasil realizou, na tarde do dia 26 de abril, o transporte de um homem de 29 anos ferido por um coice de cavalo na região do Paiaguás, Sítio Buritizal, a cerca de 50 km de Corumbá-MS, até o Complexo Naval de Ladário. O resgate foi realizado após solicitação de apoio do Corpo de Bombeiros.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A vítima estava expelindo sangue pela boca, apresentava dores na região do tórax e suspeita de fratura na costela. O resgate foi feito com o auxílio de uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), organização militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), e contou com a presença de um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa). Ao chegar ao heliponto do EsqdHU-61, uma ambulância do Corpo de Bombeiros levou o paciente para a Santa Casa de Corumbá.

A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas por meio de Evacuação Aeromédica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e ocorre eventualmente em locais de difícil acesso ou em casos de comprovada emergência. A realização do voo depende de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância, entre outros.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).