Rio de Janeiro (RJ) – No dia 12 de novembro ocorreu a celebração do 77º Aniversário de Criação da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt). Além de comemorar os 77 anos de existência da Brigada, a cerimônia teve por finalidade a manutenção do espírito de corpo dos paraquedistas de todos os tempos, em especial, das turmas de 1972 e 1997, que completaram o Jubileu de Ouro e de Prata, respectivamente, além de cultuar a Mística Paraquedista.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade foi dividida, este ano, em três momentos: o lançamento do selo comemorativo pelos 77 anos da Grande Unidade Aeroterrestre, a premiação do inédito Concurso de Fotografia da Brigada de Infantaria Pára-quedista, a formatura do 77º Aniversário da Bda Inf Pqdt, ocorrida no Quartel-General e, por fim, a tradicional solenidade do Jubileu, na Área de Estágios do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB).

Na atividade, que ocorreu no Campo de Parada Pioneiros Paraquedistas, estiveram presentes o Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luis Novaes Miranda, acompanhado do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, dos Eternos Comandantes da Brigada de Infantaria Pára-quedista, os “Águias Uno”: General de Exército Germano Arnoldi Pedrozo, Águia Uno 17,  General de Exército Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, Águia Uno 23, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, Comandante da 1º Divisão de Exército e Guarnição da Vila Militar, Águia Uno 32,  General de Brigada José Siqueira Silva, Águia Uno 18, e General de Brigada Gilseno Nunes Ribeiro Neto, Águia Uno 20, além de autoridades civis e militares e de paraquedistas militares veteranos de todos os tempos.

A formatura, ainda, foi marcada pela demonstração de salto livre dos “Cometas”; a Equipe de Salto Livre do Exército; a entrega de “Troféus Aeroterrestres” (bronze, prata e ouro) aos militares que atingiram marcas significativas no paraquedismo militar; a entrega do  “Troféu Velha Brigada” aos militares que possuem mais tempo de serviço na Bda Inf Pqdt; a entrega do Diploma “Amigos da Brigada” às autoridades e personalidades civis e militares que contribuíram de forma honrosa para o fortalecimento da Grande Unidade Aeroterrestre, e o desfile das duas gerações de jubilandos homenageados, dos veteranos e dos paraquedistas de hoje, todos unidos pela conquista do boot marrom, da boina grená e das asas de prata, símbolos da Mística Paraquedista.

Por fim, os jubilandos entraram marchando na Área de Estágios do Centro de Instrução Pára-Quedista General Penha Brasil, sendo homenageados por todos os presentes.

Fonte: Comando da Brigada de Infantaria Pára-Quedista

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).